Fundação Champagnat

Um coração sem fronteiras 20 anos da canonização de Marcelino Champagnat

Há vinte anos, no dia 19 de abril de 1999, São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, foi canonizado no Vaticano. “Caros jovens, vindos (…) para manifestar a adesão ao espírito da educação ministrada pelo Padre Champagnat, encorajo-vos a permanecer fiéis no caminho rumo a Deus que ele indicou”, disse o Papa João Paulo II no seu discurso de boas-vindas aos peregrinos de diferentes partes do mundo que vieram a Roma para a canonização do Pe. Champagnat.

Assembleia de Obras Sociais de Compostela

Em mais uma edição da Assembleia de Obras Sociais de Compostela estiveram reunidas a Fundação Champagnat (Casa da Criança de Tires, Ludoteca da Adroana, CLDS - Espaço da Família, a Fundación Montagne, o Lar Marista de Ermesinde e o Proyecto Urogallo de Ponferrada para uma consciencialização sobre a realidade da solidariedade provincial bem como uma reflexão sobre os direitos das crianças, dando ênfase a como cada uma das obras sociais promove a audição da criança/jovem e a sua participação ativa em todas as ações que lhe dizem respeito.

Autoridade e Missão!

Oração de conversão pessoal
Não é fácil ter autoridade sobre alguém e não ser autoritário ou relaxado e permissivo. O modelo por excelência de alguém com autoridade universal sobre todos os homens é o próprio Jesus Cristo. Mas Ele veio “para servir e não para ser servido”. Encomendo a Ti, Mestre e Senhor, todos os que têm responsabilidade sobre outros. Que sejam compreensivos, não abusem do poder e nunca se esqueçam de que têm por missão manter a ordem, evitando o recurso à violência.

Serei o que me deres... Que seja AMOR!

A Fundação Champagnat associa-se, mais uma vez, à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens no âmbito da campanha de prevenção dos maus tratos na infância, assumindo o compromisso e responsabilidade na promoção dos direitos das crianças. Que seja AMOR o que temos para dar!

É na adolescência e na juventude que os grandes desabrocham no coração!

Oração de conversão pessoal
É na adolescência e na juventude que os grandes ideais desabrocham no coração e na mente da gente nova. Conceda Deus a quem se encontra nesta fase de crescimento bons orientadores que lhes apontem metas dignas de serem atingidas e disponibilidade e força de vontade para abraçarem os meios para tal: formação adequada, leituras empolgantes, modelos exemplares que incitem à imitação. E que, aprendendo a rezar, não avancem por caminhos de violência, fanatismo, indiferença ou comportamentos anticristãos.

Há quem faça voluntariado!

Oração de conversão pessoal
Há quem faça voluntariado na sua terra e quem se ofereça para o fazer no estrangeiro, em zonas onde são maiores as carências das populações. Recordo, Jesus, a tua palavra: “O que fizeste ou não fizeste aos mais pequeninos, a Mim o fizeste ou não fizeste”. Dou-Te graças, meu Deus, pelo exemplo de generosidade dos “voluntários” e quero imitá-los com pequenos gestos altruístas de atenção ao próximo, acreditando que é a Ti que dou alegria e que a Ti presto auxílio, gratuitamente.

Servir é “cuidar”

Oração de conversão pessoal
A oração tem por fruto a fé. A fé traduz-se na caridade, que se manifesta no serviço gratuito aos irmãos. Particularmente aos irmãos mais necessitados. Servir é “cuidar”, estar ao lado, para ajudar. Concede, Senhor, aos “cuidadores” dos doentes uma fé profunda que os leve a que, na dedicação ao próximo, se inspirem sempre na palavra e no exemplo de Jesus, que veio para servir e não para ser servido.

"Serei o que me deres, que seja AMOR"

"Dá-me um coração puro..."

Oração de conversão pessoal
Menino Jesus do presépio de Belém, indefeso e dependente do amor de Maria e José, encomendo-Te todas as crianças do mundo. Tu gostavas tanto delas, por serem simples e confiarem sem limites na bondade. Dá-me um coração puro, sem ressentimentos e sem maldade, amigo de toda a gente. Coloco-me nas tuas mãos e confio no teu amor que exclusivamente deseja o meu bem e a minha felicidade. Obrigado!

Encontro de formação de voluntários

Neste fim semana, de 15 a 17 de março, realizou-se o segundo encontro de Formação dos Campos de Trabalho e Missão de 2019, em Vouzela. Estiveram presentes 12 voluntários que, neste verão, irão trabalhar em cinco campos: dois na Zâmbia (Chibuluma e St. Paul’s), dois em Moçambique (Bilene e Manhiça) e na África do Sul (Atlantis). Juntos irão viver uma experiência de voluntariado em comunidades em situação de vulnerabilidade. Juntos fazemos mais e melhor.

Subscreva RSS - Fundação Champagnat