notícias

Microprojetos para a justiça social

Celebrou-se no dia 20 de fevereiro o Dia Mundial da Justiça Social. Este dia, que evocamos todos os anos por iniciativa da ONU desde 2007, fala-nos sobre a justiça social, que é um princípio fundamental para a coexistência pacífica e próspera dentro e entre as nações. O seu objetivo é alcançar uma distribuição equitativa dos bens sociais, garantindo assim a dignidade de todas as pessoas e a coesão social. Com esse propósito apresentamos novamente os microprojetos.

T-SHIRT SOLIDÁRIA 2024

A Provincia Marista Compostela promoveu entre os alunos dos seus Centros o Concurso T-shirt Solidária. Nesta 2ª edição foi muito difícil para o júri tomar a decisão porque houve um nível elevado. Criatividade, originalidades, cor, surpresa… e muita, muita solidariedade. Quase 300 desenhos cheios de amor.

CAMPOS DE TRABALHO E CAMPOS DE TRABALHO E MISSÃO 2024

Estão abertas as candidaturas para os CAMPOS DE TRABALHO e CAMPOS DE TRABALHO E MISSÃO a ocorrer no verão de 2024.
O QUE SÃO OS CAMPOS DE TRABALHO:

Direitos da criança: Fazer com que todas as crianças se sintam em casa

A 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada por 193 países. Desde então, este dia tornou-se um momento para recordar, comemorar e continuar a defender os direitos das crianças.

DECLARAÇÃO PELA PAZ E PELO FIM DA VIOLÊNCIA

1. Convite do Ir. Ernesto (Superior Geral da Congregação dos Irmãos Maristas)
A todos os maristas de Champagnat, irmãos, leigos, crianças e jovens.

ECO DA CAMPANHA SOBRE O TERRAMOTO NA SÍRIA

Reiterando o nosso agradecimento a todas as pessoas que colaboraram na campanha de ajuda às vítimas no terramoto em Alepo (Síria), partilhamos algumas informações recebidas recentemente da SED (ONG espanhola parceira da Fundação Champagnat) sobre o apoio prestado à população com estas ajudas. Recordamos que recolhemos 13.916 € nesta campanha.

E-Learning sobre digitalização e resiliência para diretores e gerentes de organizações do terceiro setor

Nos dias 9 e 10 de junho de 2023, os delegados das oito organizações de sete países da UE participantes do projeto EDR reuniram-se em Atenas, Grécia.
O objetivo do projeto EDR é produzir a primeira plataforma de e-learning, aberta e multilingue, sobre digitalização e resiliência para diretores e gestores de organizações do terceiro setor em toda a UE.

AGRADECIMENTO CAMPANHA “EMERGÊNCIA SISMO”

A Fundação Champagnat encerrará neste sábado 25 de março a Campanha “Emergência Sismo” lançada para ir em ajuda das vítimas do terramoto que assolou a Síria (e a Turquia) no passado dia 6 de fevereiro. Até ao momento foram angariados 13.916 € que foram já enviados aos Maristas Azuis de Alepo, Síria, para socorrer os afetados por esta catástrofe. O nosso muito obrigado a todas as pessoas e instituições que colaboraram nesta campanha.

O Colégio Marista de Carcavelos recebe o Prémio Voluntário Juvenil Montepio 2022

No âmbito da 12º edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio – 2022, o Colégio Marista de Carcavelos foi a entidade vencedora no 2º Escalão com o projeto “Mãos que Alimentam”.