Campos de Trabalho e Missão

CAMPOS DE TRABALHO E CAMPOS DE TRABALHO E MISSÃO 2024

Estão abertas as candidaturas para os CAMPOS DE TRABALHO e CAMPOS DE TRABALHO E MISSÃO a ocorrer no verão de 2024.
O QUE SÃO OS CAMPOS DE TRABALHO:



VOLUNTARIADO MARISTA: UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA SORRIR COM O CORAÇÃO

Alguns já a tiveram, outros talvez um dia a tenham. Para o leitor, talvez tenha chegado o momento. Apresentamos os Campos de Trabalho e Missão (Honduras, Moçambique e Zâmbia) e os Campos de Trabalho promovidos no próximo verão pela Província Marista Compostela.



ENCONTRO ONLINE DE ANTIGOS VOLUNTÁRIOS

Destinatários: voluntários dos CTM dos anos passados. Inscrições até 5 de maio
“Voluntári@s: 'bora lá? Vemo-nos (on-line) no dia 8?#conecta-te :
encontro on-line de voluntári@s CTM (Campos de Trabalho e Missão)
Sábado, 8 de maio.
9:30-12:30 (horário de Portugal)
Informação e inscrição no site Conecta-te:



CTM O teu momento é AGORA!

Os Campos de Trabalho-Missão são uma experiência organizada, vivida e partilhada em grupo, com uma forte orientação solidária que aposta no desenvolvimento e na justiça. Através desta experiência, é possível colaborar em projetos de educação, solidariedade e desenvolvimento ligados à Instituição Marista, contactando as comunidades no país de destino.

Vive e Partilha esta experiência AGORA! Contacta-nos para mais informações!



Atlantis, África do Sul (CTM)

“Já lá vão duas semanas e meia! Parece que foi ontem que aterrámos no aeroporto da Cidade do Cabo e vimos a Maria Bobillo à nossa espera junto a outros dois membros da Comunidade LaValla200, o Diogo e a Juliana. Nesse momento tomámos consciência de que o nosso voluntariado tinha começado. Já no carro, a caminho das casas das famílias que nos acolherão durante estes 37 dias, pudemos ver o contraste das cidades e das povoações vizinhas (casas, recursos, etc).



Primeiros dias CTM em St. Paul’s, Zâmbia

“Antes de chegarmos à Zâmbia, não podíamos imaginar que teríamos recebido uma receção tão calorosa como a que de facto recebemos quando tínhamos apenas acabado de pôr o pé no chão no aeroporto de Ndola.

Mas agora, mais de uma semana depois, damo-nos conta de que as boas-vindas calorosas são umas das características identitárias deste país.

Desde a saudação da manhã entre os membros da comunidade, até às pessoas que nos param nas estradas e se dirigem a nós com palavras carinhosas e alegres.



12º dia CTM Manhiça, Moçambique

“Os dias têm passado a correr, apesar de vividos intensamente desde o amanhecer. Na escola somos diariamente recebidas com o carinho de todos, desde professores, a funcionários e alunos das várias classes. Na pré, onde estamos inseridas, as crianças que nos rodeiam são de uma pureza indescritível, que nos faz querer voltar dia após dia. Claro está, não são perfeitas e também fazem burras e gritam muito. Mas que piada tinha se assim não fosse? O melhor de tudo é que já não são "as crianças da escola de Manhiça". Já têm nomes, caras e vozes que nos fazem querer voltar dia após dia.



Primeira semana CTM no Bilene

“Depois de aterrarmos no aeroporto de Maputo e de uma longa espera para passar a fronteira, somos recebidos de braços abertos pelo Ir. Sábado, Ir. Pascoal e o Borja! Vistos aceites, malas recolhidas e estamos no carro... ufff!

Logo reparamos que, em Moçambique, as cores são mais térreas, o sol é laranja, as roupas mais coloridas e todos aparentam esboçar um sorriso, mesmo que alguns sejam desconfiados. Vamos ser muito felizes aqui!



As primeiras vivências dos CTM

Ao cumprir-se uma semana da chegada dos nossos voluntários e voluntárias a Moçambique, África do Sul e Zambia, começam-se a acumular imagens da sua experiência e das primeiras vivências:



Campos de Trabalho-Missão

Pomo-nos em movimento pela Solidariedade. Com o fim do ano letivo começa em Compostela um verão carregado de atividades, entre as quais a solidariedade encontra o seu lugar. Para além dos Campos de Serviço que a MarCha propõe aos jovens deste itinerário formativo, dois adultos participarão numa experiência de voluntariado com “El urogallo” (Ponferrada) e catorze pessoas (entre professores, irmãos e ex-alunos) irão estar em Moçambique, na Zâmbia e na África do Sul, onde irão viver com intensidade a experiência dos CTM (Campos de Trabalho e Missão), durante um período de 30 a 45 dias.



Páginas

Subscreva RSS - Campos de Trabalho e Missão