Primeiros dias CTM em St. Paul’s, Zâmbia

“Antes de chegarmos à Zâmbia, não podíamos imaginar que teríamos recebido uma receção tão calorosa como a que de facto recebemos quando tínhamos apenas acabado de pôr o pé no chão no aeroporto de Ndola.

Mas agora, mais de uma semana depois, damo-nos conta de que as boas-vindas calorosas são umas das características identitárias deste país.

Desde a saudação da manhã entre os membros da comunidade, até às pessoas que nos param nas estradas e se dirigem a nós com palavras carinhosas e alegres.

Quando nos perguntam como é que a Zâmbia é, só podemos afirmar que nos sentimos em casa. Todos os dias descobrimos algo novo que nos faz admirar este país; quando encontramos crianças e idosos, eles cumprimentam-nos com um "mulishaani" levando as suas mãos ao coração. O respeito pelos idosos é total e qualquer criança se aproxima para ajudar aqueles que precisam de ajuda sem hesitação.

Tanto no ensino médio, com mais de 700 alunos, como na escola primária com cerca de 300 alunos, em Saint Paul’s respira-se vida em todo lado.
Perto da escola há as casas dos professores, uma clínica de cuidados primários, uma creche e algumas pequenas lojas com produtos básicos. Como dizem aqui: “we are in the bush”.

Os dias começam cedo, um pequeno–almoço e arranca-se logo para a escola. Assim que chegamos lá, os rostos olham pelas janelas com grandes sorrisos e imaginam o que preparámos para eles para hoje.

As manhãs passam entre as aulas de inglês, tecnologia, ciências e desporto com os alunos do 5º, 6º e 7º ano do ensino fundamental.
Apesar da falta de recursos na escola, o interesse dos alunos pela aprendizagem e pelo estudo motiva-nos a preparar atividades todas as noites para que eles possam aproveitar e aprender.

Nenhuma tarde é igual à anterior; começamos a dar tímidos passeios pelos arredores para conhecer os nossos vizinhos pouco a pouco, organizando clubes de atividades com os nossos alunos ou ensinando e aprendendo novas danças e canções e chegando a casa todas as noites cheios de pó e felicidade.

Por volta das 18h00 começa a escurecer e, depois de um intenso pôr-do-sol cor-de-laranja, aparece o céu mais estrelado que alguma vez vimos. São momentos para aproveitar da companhia e perceber a sorte que temos por estarmos aqui.”