OS MONTAGNE DE ERMESINDE

O Lar Marista de Ermesinde é uma obra social da marista e, atualmente, uma casa de acolhimento residencial especializado-terapêutico para crianças e jovens com deficiência ou doença crónica aliada à situação de perigo. Este tipo de casas de acolhimento são uma realidade quase inexistente em Portugal havendo, neste momento, para além do Lar Marista de Ermesinde, apenas mais 5 casas destas, mas todas para outras problemáticas. Assim, o fator diferenciador e de inovação social da nossa resposta radica-se no facto de ser a única especializada na área da deficiência e/ou doença crónica, que existe em Portugal.
A nossa casa pode acolher até 23 crianças com estas características, tendo atualmente 17. Vivemos numa agitação constante entre os centros de apoio à aprendizagem das escolas, as atividades, as terapias, etc. E numa correria entre o Lar e o hospital, quantas vezes a horas “impróprias”, estando junto a uma cama ou nos cuidados intensivos acompanhando uma criança que está internada ou que acaba uma cirurgia, e recordando que aquele menino é hoje, para nós, o jovem Montagne. (…)
Os desafios que esta situação de pandemia nos coloca estão, dia a dia, a ser ultrapassados. Por um lado, a dedicação de todos os que trabalham, incansavelmente, nesta casa que se converteu na sua casa e que dão o seu melhor. Por outro lado, são as nossas crianças que nos dão o alento que tantas vezes precisamos. Fazem-no com as suas fragilidades, necessidades e diferentes capacidades, mas sobretudo com aquilo que nos surpreende, nos motiva e nos faz lutar diariamente: os sorrisos inocentes e espontâneos, os abraços tímidos e genuínos e os olhares inspiradores e lutadores.
E, todos, acreditamos que, tal como alguém escreveu na faixa que anonimamente afixou na nossa entrada: “Vai ficar tudo bem!”
Paulo Jorge Pacheco, diretor