O IMPACTO DA PANDEMIA

A resposta e o agradecimento da Ludoteca da Adroana e da Ecoludoteca
Em 2020 fomos atropelados pela notícia de última hora: “O mundo está a ser assolado por uma pandemia que não escolhe idade, etnia, religião ou condição económica”. Todos os países deram o seu melhor para estabelecer rapidamente as medidas sanitárias mais eficazes, e Portugal não foi exceção.
Os projetos da Fundação Champagnat tiveram de se adaptar às recomendações impostas pela Direção Geral da Saúde, tendo sido necessário, em alguns períodos, fechar ao público alguns serviços, como o das Ludotecas. “A Ludoteca fechou, ficamos todos muito tristes. Sentimos falta do espaço, de brincar, de estar com os nossos amigos, de ir visitar os nossos monitores. Tivemos saudades, de tudo e de todos. Foram momentos difíceis, pensámos que a Ludoteca nunca mais ia abrir…” (E.C., 12 anos).
Estabeleceram-se novas regras e novas rotinas, como lavar as mãos à entrada, o uso de máscara, a limitação do número de pessoas nos espaços, os atendimentos à comunidade passaram a ser feitos por marcação, entre outras medidas de proteção. Embora tenha sido um período de adaptação e superação para todos, há valores pelos quais lutamos diariamente e que não podem ficar para trás, como o direito ao brincar, o direito a ter e crescer numa família, o direito a condições dignas de habitação e emprego, e acima de tudo o direito a crescer de forma saudável e equilibrada.
Foram várias as iniciativas no âmbito da responsabilidade social que nos permitiram ir dando resposta a esta situação de forma mais leve, trazendo animo e esperança numa sociedade que se disponibilizou para ajudar o próximo. A oferta dos Kits sanitários por parte da Fundação Marcelino Champagnat de Mediterrânea veio contribuir para renovar a esperança das famílias, bem como para relembrar os cuidados que diariamente devemos manter. Encontramo-nos, atualmente, em fase de desconfinamento sendo crucial o reforço das medidas de proteção e a manutenção das regras sanitárias, como o uso da máscara e a desinfeção constante de mãos, pelo que estas iniciativas se constituem como um excelente apoio e real suporte para a intervenção junto da comunidade. “Recebemos um saco de pano com materiais que vão ajudar as crianças e jovens da Ludoteca a proteger-se do vírus. De todos os materiais, gostei muito da garrafa de água, é bonita e dá muito jeito para levar água de casa para a escola.” (C.C., 11 anos).
Muito obrigada por estarem sempre connosco, na primeira linha a zelar pela proteção e segurança das nossas crianças, jovens e suas famílias.
Obrigada Fundação Marcelino Champagnat!
Mariana Almeida e Fábio Anjos (Coordenadores da Ecoludoteca e da Ludoteca da Adroana)