E-LEARNING SOBRE DIGITALIZAÇÃO E RESILIÊNCIA EM MÁLAGA

Representantes de oito organizações sociais de sete países da EU participaram num projeto informático e educativo para diretores do Terceiro Setor.
O objetivo do projeto EDR (E-Learning Digitalisation Resilience) é produzir a primeira plataforma de e-learning, aberta e multilinguística, sobre digitalização e resiliência para diretores e administradores das organizações do terceiro setor de toda a UE. A plataforma e-learning estará acessível a partir de computadores, tablets e smartphones e disponível em oito idiomas (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Grego, Húngaro, Português e Romeno).
Deverá incorporar os seguintes módulos:
1) Curso online, para diretores e administradores das organizações do terceiro setor, sobre como formular, financiar e executar estratégias que tornem as suas organizações mais resilientes através do uso de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).
2) Ferramenta online de avaliação das aprendizagens adquiridas.
3) Recursos para facilitar a formulação e a implementação de estratégias de transformação digital.
4) Redes sociais em oito idiomas onde os diretores e administradores das organizações do terceiro setor poderão partilhar experiências sobre o processo de transformação digital nas suas organizações.
5) Sessões de boas práticas para todos os que estejam interessados em partilhar as suas experiências de êxito na criação de uma maior resiliência das suas organizações através do uso de TIC.
Os delegados das oito organizações parceiras, estabeleceram as linhas orientadoras para o desenvolvimento da plataforma e-learning e o seu conteúdo. Após a primeira fase de desenvolvimento da mesma, a plataforma de e-learning e o seu conteúdo irão ser testados pelos diretores e administradores das organizações do terceiro setor, de sete países da UE. Com base nos resultados destes testes, os parceiros do projeto irão implementar as melhorias necessárias antes da publicação final da plataforma e-learning, em fevereiro de 2024, sob uma Licença Creative Commons. Será, então, permitido que qualquer pessoa a use livremente, podendo modificá-la e construir sobre a mesma.
O projeto EDR é uma iniciativa conjunta da Fundación Marcelino Champagnat (Espanha), Fondazione Siamo Mediterraneo (Itália), Asociatia Fratilor Maristi Ai Scolilor Din (Romania), Határtalan Szív Alapítvány (Hungria), Leonteios Astiki min Kerdoskopik Etaireia (Grécia), Institute of the Marist Brothers, FMS of the Province Central-West Europe (Alemanha), Fundação Champagnat (Portugal) e Neptelia (Espanha). O projeto foi cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.
Bárbara Gardete – Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champagnat.