
Estamos a olhar para esta pandemia com um olhar rigoroso e com a serenidade que nos permite ponderar aquilo que consideramos ser melhor para as criança que nos são confiadas e famílias com as quais intervimos.
Em função da evolução da situação relacionada com o COVID-19 e em face da crescente preocupação social e repercussões que esta situação representa para a saúde pública, a Fundação Champagnat decidiu adotar várias medidas, com o objetivo de tentar conter a propagação do Coronavírus, procurando proteger os beneficiários e colaboradores da Instituição, que têm na Fundação Champagnat a sua “Casa” e a resposta para a sua vulnerabilidade social.
Com efeito, e na sequência dos últimos acontecimentos, a Fundação Champagnat em conformidade com as recomendações da Direção Geral de Saúde, decidiu reduzir os seus serviços ao mínimo, durante as próximas duas semanas, sendo a situação reavaliada em função da evolução epidemiológica.
Neste sentido, o Conselho de Administração da Fundação Champagnat decidiu encerrar, de forma temporária, a Ludoteca da Adroana, O Centro de Apoio à Família, adiar a abertura da EcoLudoteca e manter a Casa de Acolhimento Residencial em funcionamento, contudo limitando os contactos sociais das crianças que aqui habitam.
Esclarecemos que até ao momento, a Fundação Champagnat não tem conhecimento de nenhum caso de COVID-19, nem de casos suspeitos a que obriguem a quarentena, decorrendo a nossa decisão exclusivamente do propósito de salvaguardar o bem-estar e a saúde da comunidade, em particular de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A atualização destas informações será feita através do site oficial da Fundação Champagnat em www.fundacaochampagnat.org e nas redes sociais (páginas de Facebook e Instagram) das Respostas Sociais da Instituição.