Casa da Criança de Tires

“Nesta casa de “faz-de-conta”, há uma família de “faz-de-conta” onde vivem crianças que continuam a sentir um profundo vazio de uma “casa de verdade” com uma “família de verdade.” – Pedro Strech

Todas as crianças merecem o melhor da vida mas para uma parte dos pequeninos deste país, ter um lar, ir à escola, fazer amigos ou apenas integrar a sociedade não são direitos garantidos, a menos que estejam em lugares como a Casa da Criança de Tires. Num ambiente que se pretende familiar recebem regras, mimos e ferramentas de defesa para enfrentar um mundo que é tão mais fácil para outros meninos.

Tendo por base uma intervenção multidisciplinar, a missão da Casa é promover os direitos e proteger as crianças, filhas de reclusas e crianças vítimas de qualquer tipo de mau trato, com vista à sua recuperação física e psicológica, acautelando todas as condições para a sua proteção e promoção da sua segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento.

A sua ação incide ainda numa numa intervenção realizada em meio prisional, munindo as mães reclusas de competências pessoais, sociais e parentais com o objetivo último de potenciar o seu processo de reinserção na sociedade.

Programas de Intervenção:

# Programa de Gestão Emocional;

# Programa SER - Programa anti-bullying;

# Horta Pedagógica;

# Programa “Onda de Emoção” - BodyBoarding Terapêutico;

# Meditação Guiada para Crianças;

# Programa das “Famílias Amigas”;

# Programa “Oficina de Mães”.

# Ateliês Filosóficos - “Refresco de Filosofia”.

#Programa de Promoção da Leitura.

#Projeto Alimentar com Amor.