Preparação Profissão Perpétua 15 Irmãos

“Acabamos de concluir nossa preparação de oito semanas para a profissão perpétua, aqui no Noviciado dos Irmãos Maristas, onde chegamos em 24 de maio passado.

Nós, 15 participantes de seis países diferentes, somos os seguintes: Dominic Nekebatu (Ilhas Salomão) e Jeremy Wabi (Bougainville) do Distrito da Melanésia; Fabio Oliveira (Portugal) da Província de Compostela; Cong Nguyen (Vietnã) e Quy Nguyen (Vietnã) do Distrito Marista da Ásia; John Emil Alada (Filipinas), Rechie Dean Bagsican (Filipinas), Raymund Gallardo (Filipinas), Lloyd Gamboa (Filipinas), Deo Dudz Hizo (Filipinas), Philip Caesar Renacia (Filipinas), Cian Marco Tabuada (Filipinas), John Allen Timola (Filipinas), Aljon Yonder (Filipinas) e Moses Cho (Coreia do Sul) da Província da Ásia Oriental.

Juntamente com a comunidade do Noviciado, fomos recebidos pela Equipe de preparação, dirigida pelo Ir. Bryan Davis (Austrália), Ir. Jacobo Song (Coréia do Sul) e Ir. Ted Fernandez (Filipinas).

Ir. Bryan Davis coordenou a primeira semana com o tema “A busca vocacional”, onde compartilhamos nossas histórias vocacionais, nossas questões sobre a vida religiosa, discernimento, significado de vida para nós, nossas esperanças e expectativas.

Ir. Graham Neist apresentou o tópico sobre Ouvir e Responder Contemplativamente, onde a prática contemplativa e a “presença” nos interpelaram intensamente.

Ir. Michael Green nos falou sobre a Espiritualidade de Marcelino de acordo com os votos, o estilo “bom filho” de ser um irmão, um jeito realista de ser Irmão, nos impressionou bastante.

Ir. Seán Sammon refletiu sobre “Um coração indiviso”, um tema sobre a vida casta celibatária, e nos brindou com algumas cópias de seu livro.

Ir. Barry Burns apresentou “Vivendo a simplicidade, uma conexão do nosso voto de pobreza com o chamado de nosso Papa para cuidar de nossa casa comum.

Ir. Tony Leon discorreu sobre “Irmãos hoje”, como uma história de amor épica, e nos motivou a fazer nossas próprias obras de arte.

Ir. Ángel Medina apresentou Novas Expressões da Vida Marista, particularmente o Programa La Valla 200.

No meio do programa, os Irmãos fizeram um passeio à praia vizinha, em Loloma, para nadar e jogar vôlei. Porém, entre as coisas que mais gostamos foi beber kava, uma bebida local, imperdível por aqui. Cada irmão até comprou camisas de Bula e algumas até usavam o sulu (traje típico) de Fiji.

Nossa última semana do programa foi dedicada ao que chamamos de Síntese, quando cada Irmão fez uma apresentação criativa de todas as suas experiências do programa com músicas, dança, obras de arte, poesia, artesanato, apresentação de vídeo e até mesmo contando a própria história de vida.

Agora, nossa esperança para o futuro é que levemos todos essas aprendizagens para nossas respectivas comunidades e nossa missão.

Por favor, rezem por nós.”