Participação Seminário “Tempos e Espaços para Brincar”

Discutir quais as melhores políticas nacionais e locais para a ludicidade foi o objetivo seminário “Tempos e Espaços para Brincar”, uma organização da Câmara Municipal de Cascais que abre o “maio, mês do brincar”, iniciativa que traz para a mesa de debate sobre o brincar nas escolas e não só.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, para que a mudança cultural possa acontecer será talvez necessário criar um “Ministério da Brincadeira”, porque para que a brincadeira ganhe espaço na vida das pessoas, é preciso haver “conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, alterar políticas de emprego, organização das empresas, formas de rendimento…” Além disso, acrescentou João Costa, “a cultura não se muda por decreto, muda-se por contágio”.

“Um dos constrangimentos é a super-proteção dos pais”, aproveitou para referir Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana, reforçando: “hoje, subir a uma árvore, já é considerada uma atividade radical….”. Para dotar pais, professores e educadores de mais ferramentas tem-se apostado muito na formação em Cascais, mas, para Carlos Neto, é importante que todos percebam que “o tédio e a frustração é essencial para as crianças crescerem”, como que diz que não têm de estar sempre ocupadas com qualquer coisa. “Quando uma criança brinca verdadeiramente perde a noção do tempo, pois brincar é um comportamento de superação”.

A Fundação Champagnat participou neste seminário partilhando as suas boas práticas na dinamização da Ludoteca da Adroana como espaço privilegiado para a promoção do direito ao brincar.